quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa do Imprevisível

A Copa está entrando nos seus momentos finais, um exemplo disso é que tivemos esta quarta e quinta sem jogos, depois de 18 dias diretos com 2/3 partidas ao dia.

Costumo dizer que agora começa a Copa imprevisivel, digo isto porquê nas duas fases anteriores temos as apostas cantadas, naquele "grande", favorito, em quem foi primeiro lugar do grupo... Salvo raras exceções. Agora não, temos jogaços imprevisiveis, e alguns previsiveis também... Mas são minoria.

Vamos as análises:

QUARTAS DE FINAL

02/07 Holanda x Brasil - Começamos a sexta logo com esse jogão de causar ataque cardiaco em qualquer um! O confronto é muito equilibrado, o Brasil que vem mostrando evolução depois da partida contra o Chile, mesmo não tendo sido uma partida dos sonhos, tem em seu ponto forte a defesa, pra mim a melhor do mundo se tratando de seleções: Lúcio, Juan e Maicon em fases espetaculares, e Júlio César, que não foi muito exigido até agora, passa total segurança. Até Michel Bastos, que começou timido, mostrou melhoras na última partida. Gilberto Silva também vêm muito bem.
No quesito ofensividade, a tática é a de sempre, esperar que os holandeses saiam pra apostar na rapidez do contra-ataque, do contrário, vai ser de sofrer. Para piorar vamos sem Ramires, Elano e Felipe Melo, o terrivel, jogadores que vinham ajudando na saida de bola e rapidez, o meio campo deve ir de Daniel Alves, que não vêm brilhando, e do sempre burocrático Josué. Mas Dunga preferiu assim...
A Holanda tem um time equilibrado na minha opinião, a defesa não é tão boa quanto a brasileira, toma sustos, mas o goleiro Stekelenburg é um dos melhores do Mundial. O meio é inquestionável, e a Seleção tem que ter cuidado para não provar do próprio veneno: a qualidade de Sneijder em um contra-ataque é "cerebral" como mostra o primeiro gol contra a Eslováquia, além de ter o privilégio de contar com Robben e Van Persie lá na frente, qualquer brecha pode jogar a classificação fora. E eu não aposto em ninguém, é muito equilibrio!

02/07 Uruguai x Gana - Dessa partida sai o adversário do Brasil, se passar. Confronto equilibrado quase que da mesma forma, só que com menos grife, comparando com o primeiro. Gana é a seleção mais equilibrada da África, nenhum grande craque, mas qualidade em todas as posições, e isso é o segredo do sucesso, um futebol burocrático, mas suficiente para alcançar as vitórias.
O Uruguai vem embalado, cresceu muito na competição, e foi derrotando as desconfianças uma a uma, hoje a tradicional equipe está na melhor fase dos últimos 40 anos, a um passo de estar entre os 4 melhores, coisa que já conheceu muito bem no passado, a força é a defesa segura e o ataque com Suárez, que despertou e Forlán. E eu aposto neles, pela América do Sul, pelo renascimento de um bicampeão mundial, pela tradição nas semifinais!

03/07 Alemanha x Argentina - Outro jogaço com todas as letras, daqueles que quem perder vai se culpar por toda a vida. Jogo do melhor futebol da Copa, das seleções que mais encantarame e que foram beneficiadas pelos erros bizarros das oitavas, mas mesmo assim foi feita a justiça, e os melhores passaram não concordam?
Os germânicos tem uma equipe mais equilibrada que os argentinos, na minha visão, todos os setores tem qualidade e não comprometem, já os hermanos, apesar do ataque mortal e a qualidade de Messi, sofrem com uma defesa inteira que não passa confiança, isto combinado ao estilo alemão de um contra-ataque rápido e tão eficiente quanto o brasileiro, como se viu contra a Inglaterra, pode complicar para eles.
E ainda me atrevo a dizer que o jovem meio alemão é melhor no geral, Shweinsteiger, Müller e principalmente a jóia rara Özil tem feito a diferença. Não é brasileirismo, gosto da seleção argentina, mas constato uma leve superioridade alemã. Mesmo assim fico em cima do muro, é confronto grande, e quem passar é sérissimo candidado a ficar com o titulo.

03/07 Espanha x Paraguai - Este é o único jogo que destoa, pois tem um favorito aparente, o Paraguai pode e deve dar trabalho, mas não tem como não apostar na Espanha, que passado o primeiro susto, se recuperou e está onde deveria estar, lutando pelo titulo com seu futebol bonito, paciente e eficiente.
Os paraguaios tem uma defesa forte, só levou 1 gol até agora, mas ao mesmo tempo sofre com o ataque, só marcou 3 gols em 4 jogos. Os espanhóis têm em sua força o seu meio de fazer inveja, e um David Villa, em fase espetacular, decidindo com bolas na rede, fez 4 dos 5 gols da Fúria na competição.

Agora fica a expectativa, vamos ver o que vai dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário