quarta-feira, 30 de junho de 2010

Heróis do Soccer


Dificilmente uma equipe vai sair tão bem da Copa como os Estados Unidos (exceção do campeão, claro), decepcionou nas oitavas? Decepcionou. Eu esperava mais deles, pelo heroísmo, pelo bom futebol que não apareceu, mas nosso esporte é assim não é mesmo? Sua magia está na imprevisibilidade, nas zebras, não nos erros, como alguns querem passar...

De qualquer forma, o jogo era equilibrado, não seria nenhuma surpresa Gana, com seu futebol pragmático e eficiente passar. Mas falo, torci muito por eles, comemorei o empate, lamentei a virada. Não que eu seja um antiafricano, nada contra Gana, até fiquei feliz pela África, mereciam também continuar na Copa que organizam com tanto esforço. Simplesmente simpatizei com os americanos, e isso vem desde a partida anterior, o esplêndido jogo contra a Argélia...

Como costume, fiz uma prévia para este blog, que nem foi publicada, sobre o embate que aconteceria, e assim descrevi a vitória deles:

“A classificação foi heróica, e altamente merecida, ninguém foi mais assaltado pela arbitragem que os americanos: gols injustamente anulados em dois jogos, inclusive contra a Argélia, deixaram uma classificação que seria tranqüila em apertada. Mas conseguiram! Simpatizei com a equipe por tudo isso...”.

Não só isso, o bom futebol liderado por Donovan, um jogador excepcional foi contagiante, a equipe era muito bem arrumada, faltou um atacante melhor que Altidore para concluir as jogadas, talvez se tivessem, a sorte fosse outra.

Mas o que destaco é que aquela emocionante comemoração da classificação pode ser a verdadeira revolução no “soccer” norte-americano, quem assistiu deve ter mudado sua posição em relação ao esporte. Eu vi, acho que todos viram o verdadeiro espírito do futebol naquele choro do herói Donovan, pra mim aquela imagem vale e fica muito mais que um drible de Messi ou arrancada de Kaká, imagens bonitas também, mas que não passam a essência tão pura em si como a primeira.

Esse é o futebol, quem diria que até eles que acham que o esporte é coisa de mulher, emocionassem tanto, acho que a vez dos EUA no futebol está cada dia ficando mais perto. Mais um para eles dominarem? Acho que não é para tanto, mas eles estão começando a ver o futebol de outra maneira. As conseqüências? Só o futuro dirá...

foto: Brian Snyder/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário