quinta-feira, 15 de julho de 2010

Balanço da Copa

A Copa do Mundo terminou, vai demorar para nos acostumados ao clima normal, mas ela agora só volta em 2014, agora em casa.

Esta deixa um legado, a primeira Copa em continente africano se desenrolou tranquilamente, sem sobressaltos, ou seja, um horror para os preconceituosos temerosos que uma Copa lá nunca desse certo, mas não, boa organização, algumas limitações inevitáveis, pois África do Sul é bem diferente de Alemanha, tolice comparar as duas competições, mas no geral saiu tudo bem.

Quanto ao nivel técnico, não achei bom, poucos gols (só foi melhor que a Copa de 90), sem lindas jogadas como em outras Copas, mas não foi um horror como tantos dizem, após uma primeira rodada horrorosa, a competição se recuperou e manteve um nivel razoável até o final.

Campeão justo e melhor jogador escolhido com justiça, como já frisei anteriormente.

Agora resta a África do Sul aproveitar todos os benefícios que o Mundial trás, e não transformá-los em prejuizo, o que também pode acontecer. Espiritualmente, digamos assim, é impossivel tirar resultados ruins, a competição foi uma luz para a África, o orgulho de todo o continente, que muitas vezes é lembrado somente pela miséria e pobreza, mas agora todos sabem que isso é muito pouco diante da sua beleza e da beleza de seu povo.

Mas também tem que aproveitar 'materialmente' a competição, o que foi feito ou melhorado não pode ser largado ou esquecido a partir de agora, tem que continuar em atividade, e em benefício do povo que é o principal.

Que os belissimos estádios não se transformem em "elefantes brancos".

Agora é a vez do Brasil, país parecido com a África do Sul, com alguns aspectos melhores e outros piores que lá. Que copie os acertos de 2010, e procure não repetir os erros. Agora a responsabilidade é nossa!

Com este post eu encerro as atividades deste blog que tentou cobrir ao máximo os acontecimentos desta Copa histórica, sendo mais uma fonte de informação ao leitor, tentando resumir o sentimento de um torcedor do bom futebol. Obrigado aos que leram e gostaram, até 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário